22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pergunte ao Max - Do Contra ou Autêntico?




_________________________________________________


"Tenho ideias próprias e opiniões firmes. Mas meu chefe me rotulou como "do contra". Qual é a diferença entre ser autêntico e ser do contra?" (Raphael).
"Ser do contra é assumir, sistematicamente, posições de con­fronto. Mesmo quando - e principalmente quando - são desne­cessárias. Todos nós, quando adolescentes, fomos do contra. Mas um adulto do contra é o que transformou aquela rebeldia adoles­cente em sua marca registrada. Daí, tudo parece sempre estar er­rado. "A empresa não tem rumo". "Os chefes são lentos". "Os colegas são chatos."
Em compromissos e reuniões, quem é do contra sem­pre chega atrasado. E interrompe qualquer um que esteja falando para manifestar sua contrariedade. Na maioria das vezes, os funci­onários do contra são pessoas competentes, que executam bem seu trabalho. Têm boas ideias e dão boas sugestões. Mas, como não conseguem concordar com as ideias alheias, acabam criando oposição, E aí ficam empacados na carreira, achando que são víti­mas de conspiração.
Já o autêntico é positivo. Sabe ouvir. Sabe quando ficar calado. E só se manifesta quando tem argumentos sólidos que possam suportar sua discordância. Mas a diferença básica é que o autêntico alterna críticas e elogios. E o "do contra" apenas critica."

_________________________________________________
Este é o segundo post da nova seção do blog. São trechos aleatórios do novo livro do Max Gehringer cujo título é "Pergunte ao Max", da Editora Globo. Veja o primeiro post no link a seguir: Novidade no Blog: Pergunte ao Max - Assédio Moral
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.