22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Novidade no Blog: Pergunte ao Max - Assédio Moral

Imagem copiada do site andreneves.com


Estou estreando uma nova seção no blog. Vou publicar, regularmente, trechos aleatórios do novo livro do Max Gehringer cujo título é "Pergunte ao Max", da Editora Globo.
Quem acompanha o blog já percebeu que sou um admirador incondicional do trabalho que o Max Gehringer faz na mídia, aliás todas as mídias, decodificando para o público em geral os "mistérios" do mundo corporativo.
O programa dele na CBN é um campeão de audiência com perguntas de pessoas comuns e respostas do autor sobre o cotidiano dos escritórios e dos ambientes vividos por elas, nas empresas . O livro em foco traz 164 destas dúvidas e respostas sobre carreira.
Vejamos o primeiro do blog:

Meu chefe ainda não entendeu o que é assédio moral. Vive esculhambando todo mundo o tempo todo, e só a vontade dele prevalece. Chefes assim já não deviam ter acabado no século XIX? [Cláudia]

"Deveriam. Conheci um desses chefes, que vivia pedindo para a funcionária trazer café para ele. Só que preparar e servir café não constava na descrição do cargo dela. Para piorar, o chefe ainda
criticava acintosamente o café. Um dia, a funcionária se cansou e pediu a conta. E fez uma carreira linda. Doze anos depois, era diretora de uma grande empresa. Comentei isso com o ex-chefe dela - que continuava na mesma função — e ele me respondeu: “Ela poderia ter ido muito mais longe se soubesse fazer um café decente".
Chefes que assediam são como bactérias, que precisam de condições específicas para sobreviver. E essas condições ainda são proporcionadas por muitas empresas. Chefes não percebem que estão no século errado. Certamente serão extintos, mas não de um momento para outro, como foram os dinossauros. Estão sendo extintos como a geração dos judeus que vagou 40 anos no deserto, antes de chegar à Terra Prometida. Nas empresas também existe uma Terra Prometida, na qual não haverá mais assédios morais. Mas, na média, ainda estamos a uma década dela."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.