22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

sábado, 26 de janeiro de 2008

Desmatamento na Amazônia = Brasil contra a parede.

Como brasileiro, vejo com muita preocupação o noticiário internacional - por exemplo, veja o que diz o The Guardian (inglês) - sobre a incapacidade do governo brasileiro para conter o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia.
Claramente está faltando competência gerencial nas diversas esferas da Administração Pública para gerenciar o gravíssimo problema com a necessária eficácia. Estamos falando de prioridade e determinação política.
A credibilidade do Governo do Presidente Lula está sendo colocada em cheque no exterior porque há pouco tempo a ministra Marina Silva, num desse fóruns internacionais sobre meio ambiente jactou-se ao dizer que o desmatamento ilegal na Amazônia estava sob controle. Mostrou vídeos, estatísticas e uma profusão de dados. Tudo foi desmentido agora.
Isso é muito ruim porque todos sabemos da ganância internacional sobre a Amazônia e se o Brasil continuar a desdenhar a prioridade para a questão o risco de uma pressão internacional para a ONU, por exemplo, assumir a proteção ambiental da região pode ser irrestível.
E tudo pode ser resumido à falta de atitude gerencial e administrativa dos vários governos brasileiros ao longo do tempo que - tal como o atual - não priorizaram os investimentos e as políticas para conter o avanço letal da devastação nas nossas selvas da Amazónia. Veja aqui e aqui o noticiário mais atualizado sobre o assunto.
Coloquei abaixo um famoso vídeo (1 minuto) da WWF que corre o mundo no YouTube sobre os malefícios do desmatamento ilegal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.