Sejam muito bem-vindos ao blog da Oficina de Gerência. Aqui vão encontrar temas variados sobre Atualidades, Diversidades, Campanhas Sociais, Comportamentos, Comentários, Imagens, Vídeos, Opiniões, História, Dicas de Saúde, Dicas de Português, Artes... O blog completou 17 anos de existência ininterrupta (desde 2007), alcançando um número de 2.150.000 visitas e 4.200.000 visualizações. Além disso, navegue pelo conteúdo da nossa barra lateral. Informe-se e se divirta ao máximo.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Minha homenagem (póstuma) a Hildo Diniz.
O Blog Agradece o Record de Visitas.
Grafico de Estatistica do Blog Oficina de Gerência no histats.com
A Oficina de Gerência bateu o record de visitas diárias ontem (30/Janeiro). Foram trinta e dois visitantes que, com muita alegria me deram a honra de suas atenções. Desnecessário dizer o quanto estou grato... e feliz. A imagem acima representa o gráfico da estatística de visitas ao blog, apresentado pelo site especializado "histats", nos últimos trinta dias. Vejam a curva crescente. Isto só indica que estamos no caminho certo.
Ao tempo em que agradeço a todos, registro a responsabilidade, e o compromisso, de manter um padrão crescente de qualidade e conteúdo da Oficina de Gerência, que possa, não só manter a fidelidade das visitas, mas em aumentar o conteúdo em qualidade, gênero, número e grau. "O céu é limite"...
Não posso deixar de fazer um "Merchandising" e pedir aos visitantes que participem com seus comentários nos posts. São os comentários que geram as sinergias entre os visitantes. Produzem polêmicas, fazem fluir a energia necessária para a vida longa de um blog. É, também, a forma de expressão de quem participa do processo do "outro lado da linha".
Sugiram alternativas para o blog como criação de seções, envio de vídeos, indicação de sites, cópias de artigos, crítica de conteúdo e qualquer outra coisa por meio dos comentários ou e-mail herbert.drummond@bol.com.br . Peço também que indiquem o blog para os amigos, conhecidos e colegas de trabalho, de lazer, e de academia.
Estou feliz e gostei muito de dividir este sentimento com aqueles que são os responsáveis por essa alegria.
MUITO OBRIGADO A TODOS.
__________________________________________________
Olha só o que Dri Naves falou da Oficina...
Sempre gentil, a competente Adriana (Dri) Naves fez uma citação da Oficina no seu Business Woman Blog que é o mais feminino da internet. Não deixem de visita-lo.
Transcrevo abaixo o post da Dri Naves:
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Débora Martins Visitou o Blog...
29/01/2008 17:57:00
Fuja da Deselegância - Esporte Básico
Extraido do livro "Guia do Estilo VIP" de autoria de Marília Campos Mello, editado pela Revista VIP
DECIFRANDO CONVITES
TRAJE ESPORTE BÁSICO (texto que está na imagem)
- Atente bem: esportivo, sim, largado, não. Afinal, se o evento é formal o suficiente para ter um convite impresso indicando o traje, é formal o suficiente para você caprichar na produção.
- Mas, atenção: nem pense em caprichar tanto e aparecer de terno e/ou gravata. O bom e velho jeans e uma pólo bacana são a dupla perfeita para a ocasião.
- Quer variar no jeans? Sem problemas: vá de calça de sarja ou gabardine de corte reto que não tem erro.
- Jaquetas de sarja são sempre boas pedidas para arrematar o visual com estilo. Um blazer também rola.
- A boa opção às pólos são as camisas casuais listradas, quadriculadas e as lisas de oxfordine - tecla SAP: é a versão mais leve do oxford, tecido de algodão que mistura fios brancos e coloridos. Ainda não captou? Algumas das camisas clássicas da Polo Ralph Lauren e Brooks Brothers são feitas com o material.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Brasil - Autópsia da corrupção
VEJA teve acesso ao relatório final da Polícia Federal sobre o caso. O documento revela o poder de destruição de uma das piores pragas da política brasileira: o loteamento de cargos. Em 130 páginas, a Polícia Federal disseca, a partir dos Correios, a maneira como os políticos tomam de assalto empresas públicas para satisfazer interesses pessoais e partidários. O relatório ajuda a entender por que deputados e senadores, independentemente de credo ou ideologia, vivem numa guerrilha permanente para indicar seus afilhados para cargos no governo federal, estadual ou municipal. Fica evidente que a meta a ser perseguida é o binômio poder e dinheiro – principalmente dinheiro, que compra o poder. Maurício Marinho, o funcionário filmado recebendo propina, foi escolhido para ocupar o cargo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), uma das catorze agremiações aliadas ao governo. Por sua mesa, em três anos, transitou boa parte dos negócios realizados pela companhia. A polícia, com a ajuda de auditores, constatou que os contratos assinados por Marinho e outros diretores dos Correios, em sua maioria, foram "cavilosamente fraudados". Há casos de licitações dirigidas, compras sem necessidade, conluio entre empresas e superfaturamento em índices inacreditáveis de 400%. Tudo isso envolvendo mais 8 bilhões de reais em recursos. Parte desse dinheiro, segundo a polícia, foi desviada dos cofres públicos para os bolsos dos corruptos e alimentou campanhas políticas." (continua)
___
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Corporação (13/16)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Fuja da Deselegância - Guia de Estilo VIP
O Mêdo de Tirar Férias - Max Gehringer/Fantástico
Mais um vídeo do Max Gehringer da série "Emprego de A a Z" que o "Fantástico", da TV Globo, exibe aos domingos. O tema agora é "O medo de tirar férias". É muito divertido (e verdadeiro).
O Site do Dia - Art and the Bible
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Vamos Rir? - Planejamento Completo da Semana
Destaque de Livro: "Liderança Segundo Abraham Lincoln"
.................................................................................................................................................................................................................................
- Explique seus pontos de vista por escrito e ofereça conselhos a respeito de como resolver problemas.
- É importante que as pessoas saibam que você está entre elas sem medo.
- Busque contatos casuais com seus subordinados. Isso é tão ou mais significativo quanto um encontro formal.
- Em geral, não se recuse a receber as pessoas que o procuram.
- Tome “banhos” de opinião pública.
- Seja afável e tenha bom temperamento.
- Lembre-se que todos gostam de um elogio.
- Se os seus subordinados podem suportar uma situação, você também pode. Dê o bom exemplo.
- Você precisa buscar e ter acesso a informações confiáveis e atualizadas." (pag.39)
Para saber um pouco mais da biografia de Abraham Lincoln, clique aqui. Ainda esta semana estarei postando no blog o vídeo sobre ele no "Conheça a História".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Site do Dia - Gloria Mundi
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
domingo, 27 de janeiro de 2008
Conheça a Historia - Stalin
.
(As fotos foram copiadas do Google Imagens).
Seja curioso. Procure saber mais sobre Joseph Stalin, personagem da história tão controvertido quanto amaldiçoado. Clique aqui e aqui.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O dia em que Dilbert perderá o emprego
Não, incauto leitor, minha surpresa não se deu em função das lamentações. Ao contrário: assustou–me o fato de que elas parecem ser a regra no mundo atual, em pleno século XXI, e não a exceção. Dilbert está aí para não nos deixar mentir.
Quem já leu suas tirinhas sabe o quanto elas revelam, com precisão cirúrgica, as idiossincrasias das corporações atuais. As historinhas não perdoam, colocam o dedo na ferida. O personagem principal – Dilbert – é o típico funcionário “moderno”: cético, descompromissado, egoísta, afogado em tarefas burras e em controles neuróticos.
Pois hoje é meu dia de Dilbert. Ao invés de falar de cases maravilhosos (e reais, com certeza existem muitas empresas inovadoras), quero colocar em evidência o lado submerso do iceberg.
Infelizmente, situações como a narrada pelo meu amigo estão em toda parte. Mas há algo paradoxal: afinal, a partir da década de 90 do século passado, com a chegada da Era da Informação, passamos a ver um número cada vez maior de gurus apregoando o nascimento de uma nova empresa, que traria, a reboque, um novo mundo, não? Onde está ele?... (continua)
Apresento-lhes mais um excelente artigo, selecionado para o coleção do blog. Além do mais faz referência ao Dilbert, personagem que frequenta as páginas da Oficina de Gerência desde o início deste projeto.
Para continuar lendo o texto - atualíssimo - basta clicar no link abaixo.
O dia em que Dilbert perderá o emprego » Webinsider
* Ricardo Saldanha (ricardo.saldanha@plenaconsultores.com.br) é sócio diretor e consultor da Plena Consultores, coordenador de tecnologia da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento
PS - Visite o site http://www.tirinhas.com/ , com quadrinhos (tirinhas) dos mais famosos personagens como Garfield, Dilbert, Recruta Zero, Mônica e outros. O endereço do site está destacado no blog na seção "Sempre que puder visite esses sites".
Maneiras de lidar com o chefe
Mas as condições de trabalho, que podem implicar desgaste emocional, talvez sejam até mais importantes. Cheque você mesmo as condições em que você atua no seu ambiente profissional:
Quais são minhas tarefas diárias? Eu trabalho sobre pressão do tempo? Sou responsável pelo trabalho dos outros? O meu cargo e o meu título são importantes para mim? Quanto tempo quero permanecer neste cargo ou na empresa? Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo? Que quero: mais dinheiro ou mais realização?
Se você tem respostas conscientes para essas perguntas, tem metade do caminho percorrido para enfrentar e superar problemas de relacionamento dentro da empresa, especialmente com seus superiores.
Emoção e racionalidade nas relações profissionais
A inspiração para este artigo vem do trabalho do psicólogo norte-americano William Lareau, ex-gerente de marketing da ITT e atualmente trabalhando como consultor de planejamento de carreira em Glenside, Califórnia (EUA).
No seu livro "As regras não-escritas para uma carreira de sucesso", o autor faz uma abordagem muito franca das atitudes esperadas de um executivo dentro de uma empresa. No capítulo que trata do relacionamento com os chefes, ele faz algumas considerações sobre o que considera ser o segredo para se sair bem numa empresa. Segundo ele, a pior coisa que pode acontecer para a carreira de alguém é um chefe predisposto, mal intencionado ou que apresente resistência contra você. "Aí você não tem escolha", diz William Lareau, "a não ser interagir com ele todos os dias, e quem sabe todas as horas." (continua)
Maneiras de lidar com o chefe - Aprendiz
________________________________________________
Assédio sexual nos escritórios é...relativo?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
sábado, 26 de janeiro de 2008
A Corporação (12/16)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Desmatamento na Amazônia = Brasil contra a parede.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
A Corporação (11/16)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
A Corporação (10/16)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Destaque de Livro: "O Livro Negro do Networking"
Recomendo-o para quem esteja interessado em saber como percorrer, com a necessária destreza, os labirintos que levam ao topo da profissão.
Jeffrey Gitomer* é um consagrado autor, onde se destaca o "best seller" "A Bíblia de Vendas".
Tal como fiz no post anterior (Destaque de Livro: "O Gorila no Escritório" ) transcrevi, abaixo, o trecho que inicia o livro:
.
"PENSE NISSO POR UM MOMENTO:
Como você ficaria, se sua lista de contatos desaparecesse?
Deixe-me dar a resposta: você ficaria para lá de perdido. Você entraria em pânico.
O livro negro de hoje é uma espécie de banco de dados de contatos: Microsoft Outlook, ACT!, FileMaker Pró. Qualquer que seja seu nome, está no seu computador, laptop, PDA ou Blackberry. E está cheio de contatos importantes.
Tire um momento e liste dez de seus contatos mais importantes (pessoas que podem fazer com que as coisas aconteçam, principalmente para você). Então, pergunte a si mesmo: "O que fiz por essas pessoas ultimamente?". Ou será que você só as procura de vez em quando, para sugar o sangue delas?
Muita gente me liga o tempo todo, pedindo para pagar meu almoço, mas com a intenção de "usar o meu cérebro". Eis minha resposta: "Cobro US$ 500 por hora pela utilização do meu cérebro e pago o almoço". Isso detém os sanguessugas. E ainda ganho US$ 5.000 por ano almoçando.
Quantas pessoas estão dispostas a pagar para que você almoce com elas?"
*Para saber mais sobre o autor clique aqui e leia uma entrevista que ele concedeu ao site empregos.com.
*Conheça também o site oficial de Jeffrey Gitomer (em inglês).
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Pergunte ao Max - Você sabe que é um líder?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------