Mas, o que tem a ver o Professor Pierre Weil com a foto abaixo? Ops! Quis dizer, o que tem a ver o livro de Pierre Weil com a foto abaixo?
É uma brincadeira e um exercício que quero propor a cada um de vocês, leitores. Observem a foto. Ela foi captada na ocasião da última reunião entre os dirigentes das 20 maiores economias do mundo para discutir sobre a crise econômica.
Um dos detalhes dessa reunião foi que cabia ao Brasil presidir o conclave e o ministro Guido Mantega (Fazenda) fez questão de viajar para estar lá, no centro dos acontecimentos. Sabe-se que Excelentíssimo Senhor Ministro credibilidade discutível entre os nomes ilustres da economia brasileira (conseqüentemente da cena internacional), mas mesmo assim ele - segundo as "más línguas", fez questão de ir sem medo de constragimentos.
Dito isto, observem a foto. Tenho quase certeza de que não foi o que aconteceu, mas não parece que o ministro Mantega está sendo objeto de olhares condescendentes (e de gozação) dos "figurões presentes à mesa (inclusive o ministro presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles?) após falar alguma bobagem sobre a crise? Não deve ter sido isso, mas que parece, parece!
Aproveitem para comprar o livro em referência - que eu considero fundamental para quem pretende dirigir e trabalhar com pessoas, com gente - e começar desde logo a estudar a linguagem corporal. Vocês ficarão surpreendidos com os resultados. Vai parecer "bruxaria", mas não é. O corpo fala mesmo!
Podem crer que estou lhes "passando" uma excelente dica para suas trajetórias (rumo ao topo?) no mundo corporativo.
Bom dia, Herbert!
ResponderExcluirTenho o livro e realmente acho impressionante como a comunicação não verbal é eloquente quando aprendemos a traduzir suas manifestações... E com o tempo e treinamento constante, detectamos as sutis diferenças dos gestos que podem criar falsas interpretações. O ser humano é instintivamente mimético: capta, registra e copia os gestos de quem lhe atrai ou com quem tem afinidade.