(Clique na imagem para ler o meu post "Grandes Batalhas da História - Agincourt")
Confiantes em sua vitória quase inevitável, os franceses escolheram um péssimo local para confrontar os ingleses-um grande campo enlameado perto da vila de Agincourt, transformado em corredor pelos bosques ao redor, o que impossibilitaria cercar as tropas de Henrique V. Organizados entre arqueiros habilidosos e ágeis vestindo armaduras leves e protegidos por estacas pontiagudas pregadas no chão (uma inovação), além de soldados profissionais, treinados e bem pagos, os ingleses formavam uma força compacta. Eles souberam a hora certa de atacar os nobres franceses, que fugiram covardemente. Sem liderança, os soldados rasos do inimigo se renderam aos milhares. Foram executados por ordem do rei inglês, temendo uma insurreição que poderia dizimar seu exército. Os últimos franceses no front (que ainda excediam os ingleses em número) abandonaram Agincourt no final do dia. Morreram 10.000 franceses e apenas 1.600 ingleses. Além disso, mais 15.000 foram capturados, incluindo d'Albret e três duques. Vitoriosos, os ingleses conseguiram chegar até Calais, que já lhes pertencia, e assegurar a sua supremacia na Picardia e Normandia, embora não por muito tempo. De qualquer forma, a década seguinte foi o apogeu da ocupação inglesa na França." (clique aqui para conhecer o site de origem do texto)
=
Eventos históricos
- 1521 - María Pacheco se rende, entregando Toledo em honrosas condições às tropas de Carlos I, com o que termina a Guerra das Comunidades.
- 1747 - Assinatura do Pacto de Família, que estabeleceu uma aliança defensiva entre Espanha e França.
- 1836 - França: Instala-se na Praça da Concórdia em Paris o obelisco de Tebas, do templo de Karnak, presente do virrey de Egito, Mehemed Alí.
- 1837 - Argentina: Executados publicamente em Buenos Aires o ex governador de Córdoba, José Vicente Teinafé, seu irmão Guillermo e o capitão Santos Pérez, acusados do assassinato do general Facundo Quiroga.
- 1863 - O exército guatemalteco, depois de um sítio de 25 dias, conquista e saqueia a cidade de San Salvador.
- 1868 - Guerra de Cuba: os insurrectos cubanos são recusados pelas tropas espanholas no combate de Baire.
- 1920 - Depois de 73 dias de greve de fome, falece o patriota irlandês Terence MacSwiney, que assim protestou de seu encarceramento pelos ingleses.
- 1939 - Segunda Guerra Mundial: Primeiro voo ao serviço da RAF do bombardeiro britânico Handley-Page Halifax.
- 1941 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã contra Moscovo, durante a Operação Barbarrossa, na Segunda Guerra Mundial.
- 1944 - Segunda Guerra Mundial: Navios japoneses afundam o contratorpedeiro norte-americano USS Hoel.
- 1944 - Segunda Guerra Mundial: Pilotos japoneses realizam missões kamikazes nas proximidades de Leyte.
- 1964 - Anos de Chumbo: os governadores da Guanabara, Carlos Lacerda e de Minas Gerais, Magalhães Pinto, civis que apoiaram os golpistas, rompem com o presidente militar.
- 1965 - Guerra Colonial: Católicos divulgam o Manifesto dos 101, reclamando o respeito pelo princípio da autodeterminação dos povos.
- 1983 - Invasão de Granada pelas forças norte-americanas. Ronald Reagan defende a intervenção com a necessidade da defesa dos interesses norte-americanos.
- 1993 - Investigadores da Universidade George Washington, EUA, realizam a primeira clonagem de embriões humanos.
Nascimentos
- 1913 - Klaus Barbie, temido oficial da SS, um dos operacionais responsáveis pelo Holocausto (m. 1991).
Falecimentos
- 1993 - Vincent Price, ator estadounidense, ícone do terror nos anos 60, morre aos 82 anos por causa de um câncer pulmonar.
Feriados e eventos cíclicos
- Papa Bonifácio I (dia de veneração como santo).
- Frei Galvão (dia de veneração como santo).
Pablo Picasso ........................................................."Demoseilles d'Avignon"
1636 - Maurício de Nassau inicia viagem para o Brasil.
1825 - Nasce Johann Strauss Filho, compositor austríaco.
1886 - Nasce o escritor Humberto de Campos.
1886 - Morre José Bonifácio, patriarca da Independência.
1920 - O rei Alexander, da Grécia, morre envenenado depois de ter sido mordido por um macaco.
1936 - A Alemanha nazista e a Itália fascista assinam um acordo de amizade que os isola no cenário internacional. Durante a Segunda Guerra, a amizade entre Berlim e Roma tomaria proporções militares.
1951 - Morre, no exílio, na França, Dona Amélia de Orleans e Bragança, última rainha de Portugal.
1956 - O poeta espanhol Juan Ramón Jiménez recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
1971 - A China entra para a ONU, enquanto Taiwan é expulsa por causa de uma fase de isolamento diplomático.
1980 - Descoberto em Cádiz o teatro romano mais antigo da Espanha.
1983 - Tropas norte-americanas invadem a Ilha de Granada.
1984 - Os presidentes de Brasil e Paraguai, João Batista Figueiredo e Alfredo Stroessner, inauguram a central hidrelétrica de Itaipu.
1994 - O Vaticano estabelece relações oficiais e permanentes com a OLP, a Organização para a Livre Palestina.
1996 - Os brasileiros Zé Marco e Emanuel conquistam Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Fortaleza, por antecipação. As duas equipes adversárias haviam sido derrotados duas vezes e ficaram fora da disputa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.