Em sua última edição (capa ao lado), a revista HSM Management publicou na pagina nove um pequeno texto de Edward de Bono, especialista em inovação e um dos autores mais lidos do mundo sobre temas da gestão criativa e futurista. Não resisti e resolvi dividi-lo com os frequentadores e amigos da Oficina de Gerência.
.. Quando morrem as idéias?
.
"Em recente edição de sua newsletter Management Intelligence, o especialista em inovação Edward de Bono se pergunta quando as idéias morrem e enumera as dez principais maneiras de “mata-las”, que, como observou, se repetem com mais freqüência no dia-a-dia das grandes empresas."
.
- 1) Uma ideia morre quando é atacada por um número suficiente de pessoas...
- 2) ... quando ninguém sente entusiasmo ou se apaixona por ela...
- 3) ... ou quando é muito caro colocá-la em prática e há outras prioridades exigindo recursos.
- 4) Morre quando parece arriscada demais...
- 5) ... ou quando nenhum gerente decide ser seu porta-voz.
- 6) Morre se, à primeira vista, parece inviável...
- 7) ... ou existe uma luta de egos entre os que a promovem e os que a rejeitam.
- 8) Ou já nasceu morta quando se parece muito com aquela "velha" ideia de sempre ou com aquela que, por ser recorrente, acabou implementada sem muita fé.
- 9) Morre quando qualquer mudança de estratégia ou contexto reduz seu valor...
- 10) ... ou quando foi experimentada sem sucesso.
.
Diferentemente daqueles que as enterram e nunca voltam ao "cemitério", há outros que as revêem periodicamente. "Pensamento criativo aplicado", diz De Bono.
Um bom "conceito" pode resultar "imortal" quando se continua buscando uma maneira melhor de realizar o valor que encerra ou um cenário mais favorável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.