"Liderança segundo Abraham Lincoln" é o novo destaque de livro que faço no blog. O autor é
Donald T Phillips , consagrado escritor americano sobre liderança, formação de equipes e similares.
O livro doi editado pela Landscape e custa mais ou menos R$ 30,00. Na sua apresentação (copiado do site "Submarino") o texto diz o seguinte: "Abraham Lincoln foi o 16º presidente americano e apesar de ter morrido há mais de 125 anos, ainda inspira e influencia pessoas em todas as fases da vida. O exemplo de líder impecável pode, através dessa obra, ser aplicada por qualquer profissional dentro e fora das organizações. Neste livro o leitor encontrará muitas das próprias palavras de Lincolm além de passagens da história em que sua liderança foi comprovada e aplicada. A obra é subdividida em várias "lições-chave" com exemplos práticos e dicas úteis."
Transcrevi abaixo, como exemplos de estilo do autor e do conteúdo, dois trechos que selecionei:
"Durante seu quatro anos como presidente, Abraham Lincoln passou a maior parte do tempo entre suas tropas.Essas eram prioridade para ele; eram as pessoas que realizavam o trabalho. Lincoln praticamente vivia no escritório do telégrafo do Departamento de Guerra para conseguir obter as informações-chave e tomar decisões rápidas e na hora certa. Encontrou-se com seus generais e membros de seu gabinete em suas casas, escritórios e no campo de batalha, principalmente para fornecer diretrizes e liderança." (pag.25)
.................................................................................................................................................................................................................................
"Princípios de Lincoln
Explique seus pontos de vista por escrito e ofereça conselhos a respeito de como resolver problemas.
É importante que as pessoas saibam que você está entre elas sem medo.
Busque contatos casuais com seus subordinados. Isso é tão ou mais significativo quanto um encontro formal.
Em geral, não se recuse a receber as pessoas que o procuram.
Tome “banhos” de opinião pública.
Seja afável e tenha bom temperamento.
Lembre-se que todos gostam de um elogio.
Se os seus subordinados podem suportar uma situação, você também pode. Dê o bom exemplo.
Você precisa buscar e ter acesso a informações confiáveis e atualizadas." (pag.39)
Para saber um pouco mais da biografia de Abraham Lincoln, clique aqui. Ainda esta semana estarei postando no blog o vídeo sobre ele no "Conheça a História".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.